Câmara vota projetos que mudam regras sobre transporte coletivo em BH
A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) vota nesta segunda-feira (13), dois projetos de lei que mudam regras para o transporte coletivo na capital mineira. As propostas serão votadas em segundo turno e, caso aprovadas, irão para sanção do prefeito Fuad Noman (PSD).
O Projeto de Lei (PL) 442/22 altera o sistema de pagamento às concessionárias conforme a quilometragem percorrida pelos ônibus. Segundo a proposta, a intenção é reduzir a superlotação dos veículos, principalmente nos horários de pico.
Já o PL 446/22 muda a forma de cobrança da tarifa aos passageiros. A proposta proíbe que a passagem seja comprada com dinheiro em espécie, evitando que o motorista tenha que dirigir e fazer a cobrança ao mesmo tempo.
Na última semana, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido), criticou a demora da prefeitura para aprovar as propostas antes do fim do prazo do subsídio pago pelo Executivo municipal às concessionárias de ônibus. Este é o último mês de repasses e há uma ameaça de que as passagens possam aumentar caso não haja solução para a questão.