3 - 4 minutes readNikolas Ferreira substitui petista no Conselho Municipal de Educação
Reader Mode

Foram publicadas nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial do Município (DOM) algumas mudanças nos conselhos municipais de Belo Horizonte principalmente dos representantes do Poder Legislativo após alguns membros não conseguirem a eleição em novembro do ano passado. A principal troca ficou no Conselho Municipal de Educação, que dispensou o petista Arnaldo Godoy como titular e Gilson Reis, do PCdoB como suplente, para designar o vereador Nikolas Ferreira (PRTB) de titular e Marcela Trópia (Novo) de suplente.

O novo representante titular do colegiado da educação comemorou a escolha e alfinetou os antigos ocupantes dos cargos. “Essa indicação é excelente, principalmente porque eu estou tomando agora um espaço que era de um petista, uma pessoa que infelizmente fazia do conselho um momento ali de ativismo político e não tratar da educação de Belo Horizonte”, afirmou.

Ferreira disse que o papel dele no conselho vai ser fazer com que a educação da capital “pare de ser uma fábrica de ativistas e volte a ser um campo que produza estudantes”. Sobre a saída de dois parlamentares do campo político da esquerda e a entrada de um conservador e uma vereadora do partido Novo, Nikolas Ferreira também avaliou como importante por também ter a possibilidade dar voz aos conservadores na cidade dentro do colegiado que “por muito tempo foi tomado pela ala ideológica da esquerda”.  “Finalmente vamos poder tratar ali sobre temas importantes de fato sobre pedagogias, não como do Paulo Freire do oprimido, mas pedagogias que realmente produzam estudantes que são de fato pensadores e não somente reprodutores de conhecimento”, concluiu.

A reportagem procurou Arnaldo Godoy, que não se manifestou até o momento.

Outras mudanças

No Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, saíram Catatau do Povo (titular) e Mateus Simões (suplente) para a entrada de Ciro Pereira (PTB) como titular e Gabriel Azevedo (Patriota) suplente. No grupo que trata sobre Meio Ambiente, a troca foi apenas na suplência com a saída de Autair Gomes para a entrada de Cláudio do Mundo Novo (PSD). Já no Conselho Municipal de Habitação saíram os suplentes Gilson Reis e Maninho Félix para a entrada de Irlan Melo (PSD) e Reinaldo Gomes (MDB), que era titular anteriormente e ficou como suplente. A titularidade agora do grupo de Habitação ficou com Wilsinho da Tabu (PP).

O Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência teve a saída de Rafael Martins (titular) e Edmar Branco (suplente) para as chegadas de Wanderley Porto (Patriota) e Ciro Pereira (PTB) para as respectivas vagas. No colegiado de Políticas Urbanas o vereador Léo Burguês (PSL) deixou a titularidade das vagas do Legislativo, enquanto Pedrão do Depósito foi dispensado da suplência. Bráulio Lara (Novo) é o novo titular e Burguês ficou como suplente juntamente com Wanderley Porto.

Irlan Melo (PSD) deixou a titularidade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dar lugar a Walter Tosta (PL). Melo foi para a suplência que antes era ocupada por Dimas da Ambulância. O grupo que trata sobre os idosos da cidade agora tem Ramon Bibiano (PSD) como titular e Sônia Lasnky (PT) de suplente nas vagas antes ocupadas por Pedrão do Depósito e Silvânia Cecília.  Edmar Branco e Helinho da Farmácia foi dispensado do Conselho Municipal de Saneamento e substituído por Rubão (PP).

Já o Conselho de Proteção e Defesa do Consumidor vai ter agora Claudiney Dulim (Avante) como titular e Bruno Miranda (PDT) na suplência nos lugares de Maninho Félix e Pedro Patrus. Gabriel Azevedo é o novo titular do colegiado deliberativo de Patrimônio Cultural, que tem professora Marli (PP) como suplente. Antes, os cargos eram ocupados por Arnaldo Godoy e Cida Falabella.

Por fim, Helinho da Farmácia, César Gordin, Pedrão do Depósito, Elvis Côrtes, Catatau do Povo e Irlan Melo foram dispensados do Conselho Municipal da Juventude para darem lugar a Nikolas Ferreira, José Ferreira (PP), Rubão, Iza Lourença (PSOL), Marcela Trópia e Fernanda Pereira Altoé (Novo).

O Tempo