2 minutes readVisita ao Centro de Saúde Marco Antônio Menezes
Reader Mode

Estivemos na manhã de hoje (05/12) no Centro de Saúde Marco Antônio Menezes para mais uma Visita Técnica que nos foi solicitada pela comunidade do Bairro Sagrada Família.

Verificamos as condições de trabalho, de atendimento, toda a parte física da unidade e ouvimos o gestor Anderson Luiz Silva, trabalhadores e usuários.

A unidade, assim como toda a atenção de saúde do SUS, atravessa um momento de reestruturação pós-pandemia com alta demanda reprimida de consultas especializadas principalmente, além de um novo aumento de casos respiratórios (hoje, dois médicos estavam com Covid e não puderam trabalhar).

No momento, são realizados aproximadamente 100 testes rápidos de Covid. É o Centro de Saúde de maior número de cadastrados, sendo responsável pela maior dispensa de medicamentos de toda cidade. Toda a vacinação infantil para Covid da região Leste está concentrada no MAM, o que tem por consequência grandes filas, haja vista que os trabalhadores atualizam o cartão das crianças na oportunidade.

Anderson assumiu a gestão há menos de um ano e relata que ainda está pontuando as questões que precisam de melhorias na unidade. Uma delas se refere ao aumento do número de acolhimento das equipes, que é de um por semana. No caso da perda do dia, tem que aguardar por mais uma semana para nova chance de atendimento. Outra providência que está para ser tomada é a coleta de exames laboratoriais que é agendada e passará a ser espontânea (sem marcação).

Apesar da transferência de 1800 usuários para a Unidade Básica de Saúde Santa Inês, também foi uma equipe de saúde da família, fato que obrigou a distribuição dos usuários remanescentes entre as quatro equipes que atualmente atendem.

Todas as demandas relatadas pelos trabalhadores e usuários foram anotadas por nossa equipe e serão encaminhadas para a Secretaria de Saúde.

Continuamos atentos e à disposição de todos.