Segurança no Sagrada Família
Diálogo, proximidade e união de esforços em prol da comunidade formam o eixo da reunião ocorrida na noite de sexta-feira (25) na Praça do Grota, no bairro Sagrada Família. O Comandante da 20ª Companhia de Polícia Militar, Major Gustavo participou do encontro com lideranças, a ACOBASF e moradores. A reunião também contou com a presença do Tenente Pereira.
O encontro objetivou debater e alinhar ações e demandas da comunidade com relação à atuação da PM, sobretudo no âmbito da prevenção. Dentre as pautas e necessidades locais no âmbito da segurança pública, demandas de convivência em relação ao funcionamento dos bares, atuação policial em dias de eventos do Estádio Independência, arrombamentos e assaltos.
Dentre os relatos, Juan Carlos do Aurora Vôlei, disse que a segurança na Praça melhorou e ajudou a aumentar a participação das pessoas nos projetos do Aurora, no entanto Juan se queixou de roubos na Rua Santo Agostinho, próximo ao Senai. O Major informou que o local fica no limite da atuação da companhia, no entanto será dada mais atenção naquela região.
O major ainda explicou que a falta de iluminação no local contribui para a insegurança. O Vereador Wilsinho da Tabu disse que já solicitou o reforço na iluminação e lembrou que sua equipe já catalogou e encaminhou mais de 600 pedidos somente para troca de lâmpadas, isso somente nos bairros Sagrada Família, Horto, Instituto Agronômico e Santa Tereza.
Novo Comandante da 20ª Companhia
O Major Gustavo também agradeceu a possibilidade de se apresentar para os moradores. No Comando da 20ª Companhia desde janeiro deste ano, o militar está no 16° Batalhão há três anos e na Polícia Militar há 22 anos. O Comandante é morador da região e seus familiares também. Para o Major o fato de ser conhecedor da realidade da região contribui para o planejamento que é realizado constantemente e diariamente.
Ressaltando a importância da reunião e a oportunidade dessa aproximação com a comunidade o Major Gustavo, disse que ouvir diretamente das pessoas onde realizamos o policiamento as demandas e os problemas de segurança pública, para nós não tem preço. A informação é extremamente importante no processo de decisão e planejamento da Polícia Militar.
O Comandante parabenizou a iniciativa do Vereador Wilsinho da Tabu e se colocou à disposição para outros encontros. Vejo de forma extremamente positiva essa integração e o resultado disso é um ambiente mais seguro, com políticas melhores de segurança, direcionamento do policiamento, ponderou o militar.
Dados
O Tenente Pereira informou que os furtos diminuíram 4%. Em relação aos veículos, o militar deu dicas como: evitar deixar pertences à mostra e objetos sobre os bancos. O Tenente trouxe dados informando que desde 2016 os índices estão diminuindo no Bairro Sagrada Família, sobretudo em relação aos crimes violentos, como extorsão e sequestro. O militar ainda disse que em comparação ao mesmo período do ano passado houve uma redução de 86% de crimes violentos no bairro Sagrada Família, que é quando há emprego de arma de fogo. Entre os furtos a redução foi de 30%. Somente no ano passado a Polícia realizou 174 prisões no bairro, sendo 22 prisões por furto. Neste ano, nos três primeiros meses foram realizadas 26 prisões. A PM realizou em 2022 no Sagrada Família 298 operações registradas entre elas blitz e ações preventivas.
Base móvel
Lembrando que a Base de Segurança Comunitária do Sagrada Família (BSC), da Polícia Militar, funciona diariamente das 14h às 23h30, na Praça Nilo Peçanha – a pracinha do Epa. A população pode procurar a unidade para registrar boletim de ocorrência e pedir ajuda. Telefone: (31) 2108-4802