Saúde e Diálogo – Xodó Marize
A melhoria da saúde sempre foi um dos meus ideais de luta. Participei da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Sagrada Família por entender a importância do diálogo entre usuários e os profissionais na solução dos problemas.
Com essa experiência, fomos convidados por moradores dos bairros Xodó Marize e Jardim Guanabara para realizar na manhã de quarta-feira (29/6), uma visita técnica ao Centro de Saúde Jardim Guanabara.
A pouco tempo, conseguimos a redistribuição dos moradores dos territórios dos dois bairros. O que segundo lideranças foi um avanço para o atendimento dos moradores do Bairro Xodó Marize.
Nesta ocasião, o nosso objetivo foi averiguar a qualidade do atendimento e as instalações para os usuários, bem como as condições de trabalho dos servidores.
Para esse diálogo, fomos recepcionados pelo o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes, o diretor regional de Saúde Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira, e a gerente do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Sarah Christina Rodrigues Meira Reis.
As lideranças que estiveram presentes neste diálogo, questionaram sobre a falta de especialistas, a demora para conseguir uma consulta médica e a forma de acolhimento na recepção.
Em que pese as explanações quanto a situação atípica de pandemia, encaminhamos pela elaboração de uma Indicação Parlamentar para que a Secretaria de Saúde capacite os profissionais da “porta de entrada do Centro de Saúde” com cursos, como por exemplo de comunicação não violenta.
O que fizemos nesta manhã, foi exercer o nosso papel de controle social, junto aos moradores que nos convidaram e nos confiaram essa ponte de diálogo. Contem sempre comigo!
Como anda o atendimento do Centro de Saúde do seu Bairro?