Luta pela educação e cultura: Cicalt
Colocamos luz nos problemas estruturais do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt), situado no Bairro Horto (Região Leste de BH), nesta quinta-feira (26/5) em audiência de nossa autoria que contou a participação de representantes da secretaria de Estado de Educação.
Falta de luz e internet, banheiros interditados e indisponibilidade de equipamentos para as atividades prejudicam a qualidade e desmotivam o ingresso e a permanência de alunos na instituição, única de Minas Gerais a oferecer formação técnica em diversas modalidades artísticas.
A deterioração do espaço físico, do Cicalt, vem sendo acompanhada desde o ano passado pela nossa equipe por meio de visitas técnicas e conversas com a comunidade. Confirmando a existência de diversos problemas na infraestrutura, como falta de capina, iluminação e segurança, que assustam as famílias e afugentam os alunos.
Já não bastasse o fechamento da Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro, que fica ao lado, e sua fusão com o Cicalt ser totalmente reprovado pela comunidade, a estrutura para os alunos da escola não oferece condições adequadas para os alunos.
Licitações e contratos
A superintendente Regional de Ensino da SRE Metropolitana A, Rosa Maria Reis, que representou a secretária de Estado da Educação, assegurou que o processo de licitação para contratação de uma empresa especializada para fazer a reposição e reestruturação do cabeamento já está aberto e já foi liberado e autorizado o recurso de R$ 993 mil para a execução do serviço.
Reiteramos que a comunidade escolar deve ser informada, ouvida e participar das decisões sobre prioridades e rumos da escola. Contem sempre conosco para ser um elo entre as partes, promovendo e intermediando o diálogo, além de apurar as dúvidas dos alunos e repassar a eles todas as informações obtidas. O nosso objetivo é buscar soluções para que o Cicalt possa alcançar todo seu potencial, tornando-se um espaço aberto, seguro e de qualidade para a juventude de Belo Horizonte.