::: Nossa Luta: Vila Biquinhas :::
Mais uma vez voltamos o olhar da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana numa visita técnica na manhã de sexta-feira (4/2) na comunidade da Vila Biquinhas na região norte de BH. Com a presença do Corpo de Bombeiros, Copasa e a Secretaria Municipal de Obras, contamos com a total disposição da Tenente Valquíria Coelho e da Aspirante Ramos, da engenheira Ana Paula da secretaria de obras e Marcelo Val do distrito norte da Copasa.
Vários imóveis sob risco geológico foram vistoriados com a emissão de laudos do Corpo de Bombeiros e orientações. A Secretaria de Obras orientou os moradores sobre os planos de intervenções e remoções. A Copasa apresentou suas medidas para minimizar a situação de insalubridade do córrego Embiras. Avançamos em alguns pontos. Marcelo Val da Copasa afirmou que todo esgoto oficial será retirado do córrego Embiras. Apesar de não confirmar a retirada dos esgotos dos moradores, é uma vitória, sobretudo para o meio ambiente.
A engenheira Ana Paula, representando a Secretaria de Obras apresentou o projeto de implantação do Parque Linear do Embiras, baseadas no plano diretor de drenagem urbana – Drenurbs, que contemplará desde a saída próxima a Umei Heliópolis até a Avenida Cristiano Machado, incluindo dois braços na Rua das Clarissas e Rua Nossa Senhora da Eucaristia. O projeto ainda prevê uma bacia de detenção, o chamado piscinão. Esta obra está estimada em 40 milhões de reais e os recursos estão sendo negociados junto ao governo federal. A representante da secretaria de obras, se comprometeu em solicitar à regional Norte a imediata limpeza e desassoreamento do Embiras e uma passagem mais acessível na Avenida Barão de Santa Luzia, na altura do número 484.
Nossa equipe, somada a liderança de Zé do Rádio, e o fundamental apoio da imprensa, estamos diariamente batendo à porta dos órgãos de governo para trazermos dignidade e respeito aos moradores da Vila Biquinhas e vamos continuar lutando. Agradeço ao Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Obras e Copasa pelo trabalho realizado nesta visita técnica.