4 - 5 minutes readCobrança do Vereador Wilsinho da Tabu em audiência pública, sobre Impactos causados pela Arena Independência resulta em novo plano operacional de trânsito em dias de jogos e eventos
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Por meio da voz do Vereador Wilsinho da Tabu moradores cobram a redução de impactos em dias de eventos no Estádio

O plano operacional de trânsito para os dias de jogos na Arena Independência pode ser revisto entre outras medidas. A informação foi confirmada por supervisores da BHTrans em audiência pública requerida pelo Vereador Wilsinho da Tabu (4/12), para debater mais uma vez os impactos para moradores e comerciantes do entorno da Arena Independência em dia de jogos e eventos.

Autoridades de trânsito e segurança discutiram as condicionantes para o funcionamento da arena e os reflexos destes na qualidade de vida dos moradores e comerciantes do entorno do estádio. Na reunião, o diretor da Independência, Helber Gurgel, informou que os jogos disputados pelas equipes do Atlético e do Cruzeiro, que são os que atraem maior público, praticamente não estão mais ocorrendo.

Porta voz das insatisfações da comunidade, o dirigente da Associação de Moradores da Sagrada Família, Alex Rodrigo, queixou-se da aplicação de multas a carros de residentes locais, ao que representantes da Guarda Civil Municipal informaram não ser possível distinguir veículos de moradores, dos de torcedores e deixou telefone da corporação à disposição e propôs a revisão operacional em eventos de menor público.

Entre as medidas para aproximar e reforçar o diálogo com os moradores das redondezas da arena, foi anunciado pelo diretor Helder Gurgel a criação do projeto ‘De Peito Aberto’ – uma escolinha de futebol gratuita, para meninas, e que será Por meio da voz do Vereador Wilsinho da Tabu moradores cobram a redução de impactos em dias de eventos no Estádio totalmente custeada pelo América.

Ainda, segundo o diretor da Arena, para atender critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que o estádio pudesse receber partidas oficiais, foram feitas adaptações de acessibilidade. Sobre a gestão dos últimos 10 anos, segundo o dirigente, o governo do Estado de Minas Gerais contratou a empresa Arena Independência e juntos fizeram a gestão do equipamento. Em 2019, entretanto, o contrato foi rompido e a gestão foi entregue ao América.

O Vereador Wilsinho da Tabu indagou sobre as condicionantes e a licença de operação da arena, Gurgel explicou que uma das condicionantes (a construção de um prédio de apoio) chegou a ser trocada (pelo aluguel de uma sala de apoio), a fim de viabilizar o seu cumprimento, o que ainda não ocorreu. “O equipamento está devidamente licenciado e no momento em fase de renovação, conforme orientação do governo estadual”, explicou o diretor.

O vereador ainda buscou informações sobre a queixa por parte dos moradores quanto a multas aplicadas a veículos de moradores estacionados na rua em razão do bloqueio de suas garagens por veículos de torcedores. Inspetor Marinho, da Inspetoria de Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal, explicou que durante fiscalização não é possível saber qual carro é de morador e qual não é. O inspetor orientou que, quando ocorrer este tipo de situação, os moradores peçam o auxílio no ponto de apoio da Guarda para que o veículo que bloqueia a entrada da garagem seja retirado.

O Vereador Wilsinho da Tabu também disse que tem recebido reclamações de moradores sobre o horário da fiscalização das ruas onde o estacionamento é proibido em dias de jogos. O diretor de Segurança da arena disse que antes de qualquer jogo ou evento uma reunião com a participação de moradores é feita, quando é acertado e informado o horário que a fiscalização irá atuar.

Há um esforço de minimizar este problema e nas atas (das reuniões) fica registrado o horário que a fiscalização vai iniciar. Temos conseguido assim minimizar esta dificuldade

“Há um esforço de minimizar este problema e nas atas (das reuniões) fica registrado o horário que a fiscalização vai iniciar. Temos conseguido assim minimizar esta dificuldade”, afirmou.

Sobre a cobrança do Vereador Wilsinho da Tabu sobre as intervenções de trânsito, o dirigente da arena disse, que foi proposto à BHTrans a construção de um novo Documento Operacional de Trânsito (DOT) simplificado, já que o público estará bem diminuído em 2024.

Respondendo pela BHTrans, Cláudio Farias, supervisor Operacional da Região Leste/Nordeste, e Sayonara Lopes, gerente de Diretrizes Viárias, confirmaram que a licença de operação da arena está em fase de renovação e que há sim espaço para conversas, revisão das diretrizes e construção de um novo DOT como reivindicado pelo Vereador Wilsinho da Tabu.

Estiveram presentes na Audiência Pública: Coronel PM Godinho, Marcus de Oliveira diretor de atividades de fiscalização da prefeitura, Cláudio Farias supervisor operacional nordeste e leste da BHtrans, Frederico Pascoal Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Saynora Lopes gerente de diretrizes viárias da BHtrans, Humberto Santos supervisor da Guarda Civil Municipal, Gracielle Coronel PMMG de Meio Ambiente, Wellington da Silveira diretor de fiscalização leste e João Marino de Souza Inspetor da Guarda Civil Municipal.

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