4 - 5 minutes read‘BH pra você’ permite entender e acompanhar o orçamento da cidade
Ferramenta inovadora, criada em parceria com a Fundação Dom Cabral, incentiva a participação popular e fortalece a democracia
Tornar o orçamento público acessível para o cidadão comum, explicando de forma compreensível os conceitos, instrumentos e procedimentos envolvidos. Garantir a transparência dos números oficiais da arrecadação e aplicação dos recursos, permitindo a fiscalização pelos pagadores de impostos e facilitando sua participação nas decisões. Para alcançar esses objetivos, o Legislativo Municipal investiu na criação da plataforma digital ‘BH pra você’, produzida conjuntamente com a Fundação Dom Cabral, fundada e sediada na capital mineira há quase meio século, reconhecida dentro e fora do país pela excelência das soluções educativas que qualificam gestores e organizações. A Câmara Municipal ‘encomendou’ e orientou a criação de uma ferramenta totalmente voltada para seu “público externo’, ou seja, pensada e produzida para empoderar o cidadão. Confira as funcionalidades e exerça seu direito de fiscalizar!
O ‘BH pra você’ proporciona a qualquer cidadão a capacidade de entender e acompanhar o orçamento público de forma clara e compreensível, em uma interface atraente e envolvente, que facilita a navegação entre os conceitos, procedimentos, instrumentos e números. Ao desvendar e simplificar os “labirintos” do ciclo orçamentário, do planejamento à execução, a nova ferramenta permite uma fiscalização das origens e destinações dos recursos públicos pela população.
Além dos números referentes a cada setor e política pública, a ferramenta esclarece os conceitos relacionados à origem e à natureza dos recursos arrecadados e das despesas, aos instrumentos de planejamento – Plano Plurianual Governamental (PPAG), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) -, sua elaboração e tramitação na Prefeitura e na Câmara.
Funcionalidades
De fácil compreensão e navegação, inclusive para pessoas com deficiência visual ou auditiva, o conteúdo é disponibilizado a partir da home page, na qual é apresentado, em forma de gráfico, um resumo da destinação de recursos no exercício anterior (no caso, 2023) por região, nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Urbanismo e Habitação, Saneamento e Gestão Ambiental e Outros. Os principais indicadores da cidade em 2023 nas quatro primeiras áreas e em relação ao orçamento total, incluindo o percentual entre e executado e o planejado, também acessíveis através do menu, que oferece os seguintes itens:
- Como a Prefeitura recebe e gasta? (descubra como a Prefeitura recebe e gasta o dinheiro público) contendo os subitens: De onde vem o dinheiro?; Quanto a Prefeitura arrecada?; Como a Prefeitura planeja gastar?; Quais são os principais gastos da Prefeitura?; A Prefeitura gastou o que planejou?; e Quais foram as emendas aprovadas?
- Conhecendo o orçamento público (conteúdos informativos sobre os principais conceitos que envolvem o orçamento público) com os subitens: O que é orçamento público?; O que são políticas públicas?; Como é o ciclo orçamentário?; O que são instrumentos de planejamento público?; Como a Câmara fiscaliza?; e Glossários
- Pesquisa por filtros (informações sobre o orçamento da cidade de forma simplificada) com as opções: Veja dados do planejamento do orçamento da Prefeitura; Veja dados sobre a execução do orçamento da Prefeitura; Ver receitas arrecadadas; e Ver despesas realizadas.
Excelência a serviço do cidadão
Referência nacional em desenvolvimento de executivos e organizações, criando soluções educacionais para seu aprimoramento, a Fundação Dom Cabral (FDC), fundada há 48 anos por Dom Serafim Fernandes de Araújo e o professor Emerson de Almeida, iniciou seus trabalhos em empresas de MG e aos poucos, expandiu sua atuação para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2009, ampliou sua conexão internacional, criando o Conselho Consultivo Internacional composto por membros de mais de 20 países. A Gestão Pública é uma das áreas de atuação da FDC, que, por meio da experiência e conhecimento de professores e especialistas, contribui para a formulação de estratégias e metodologias que preparam líderes e organizações para serem agentes da transformação e gerar mais valor público.
Diferentemente dos órgãos públicos estaduais e federais (Receita Federal, Ministérios da Saúde e de Infraestrutura, Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso, BNDES, entre outros), que contrataram a instituição para aprimorar a gestão e capacitar recursos humanos, beneficiando processos internos e resultados, a Câmara de BH ‘encomendou’ e orientou a criação de uma ferramenta totalmente voltada para seu “público externo’, ou seja, pensada e produzida para beneficiar a população belo-horizontina e estimular sua participação ativa nos destinos da cidade.
Ao garantir a transparência de dados públicos sobre a arrecadação e os gastos do Município, e tornar compreensível ao cidadão comum tudo que envolve o orçamento – do planejamento à fiscalização, passando pela elaboração e execução -, o investimento feito pela Casa foi totalmente revertido para a sociedade, fazendo de BH uma das cidades que mais encorajam, incentivam e facilitam a participação popular, servindo de exemplo para outras casas legislativas e contribuindo para o fortalecimento da verdadeira democracia no país.
Superintendência de Comunicação Institucional
Tópicos Relacionados
Câmara de BH discute criar emendas impositivas de R$ 120 milhões
Comissão debaterá proposta que pode deixar R$ 3 milhões para cada vereador destinar no Orçamento
Projeto que prevê Orçamento Impositivo avança na Câmara de BH
Texto está pronto para ser votado em primeiro turno pelo plenário
Projeto do orçamento impositivo avança na Câmara
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) 1/2021, que prevê a execução obrigatória de emendas individuais parlamentares ao Orçamento Municipal,
09/07/2021 ::: Participação Programa Central98Fm ::
Nesta manhã (9/7) participei do programa @central98fm na @radio98oficial juntamente com a presidente da @camarabh vereadora @nelyaquinooficial
Debate no Central 98 FM: Parte 2
Confira minha resposta ao jornalista @pauloleitemg sobre o Orçamento Impositivo representar uma interferência na competência do poder Executivo
::: Hospital Alberto Cavalcanti :::
Em nosso pronunciamento, no plenário da Câmara (5/7) mais uma vez reforcei a necessidade de cuidarmos do Hospital Alberto Cavalcanti, único da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) especializado em oncologia 100% SUS.