4 - 6 minutes readIndependência pode ter plano operacional de trânsito revisto em dias de jogos
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Licenciamento ambiental do estádio está em processo de renovação e finalização da Arena MRV vem reduzindo jogos e também público

 

O plano operacional de trânsito para os dias de jogos na Arena Independência pode ser revisto. A informação foi confirmada por supervisores da BHTrans na tarde desta segunda-feira (4/12), durante audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana. O encontro, solicitado por Wilsinho da Tabu (PP), discutiu as condicionantes para o funcionamento da arena e os reflexos destes na qualidade de vida dos moradores e comerciantes do entorno do estádio. Na reunião, o diretor de Segurança do Independência, Helber Gurgel, informou que os jogos disputados pelas equipes do Atlético e do Cruzeiro, que são os que atraem maior público, praticamente não estão mais ocorrendo e isso viabilizaria a construção deste novo plano operacional. Porta voz das insatisfações da comunidade, o dirigente da Associação de Moradores da Sagrada Família, Alex Rodrigo, queixou-se da aplicação de multas a carros de residentes locais, ao que representantes da Guarda Civil Municipal informaram não ser possível distinguir veículos de moradores, dos de torcedores e deixou telefone da guarnição à disposição. Entre as medidas para mitigar os impactos trazidos pela arena, foi informada a criação do projeto ‘De Peito Aberto’ – uma escolinha de futebol gratuita, para meninas, e que será totalmente custeada pelo América.

Licença em fase de renovação

Em 2011, a Arena Independência passou por diversas reformas estruturais. As intervenções, segundo Helber Gurgel, diretor de Segurança da arena, atendiam a critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que o estádio pudesse receber partidas oficiais do Atlético Mineiro enquanto a Arena MRV era construída. Nos últimos 10 anos, segundo o dirigente, o governo do Estado de Minas Gerais contratou a empresa Arena Independência e juntos fizeram a gestão do equipamento. Em 2019, entretanto, o contrato foi rompido e a gestão foi entregue ao América.

Perguntado por Wilsinho da Tabu sobre como estão as condicionantes e a licença de operação da arena, Gurgel explicou que uma das condicionantes (a construção de um prédio de apoio) chegou a ser trocada (pelo aluguel de uma sala de apoio), a fim de viabilizar o seu cumprimento, o que ainda não ocorreu. “O equipamento está devidamente licenciado e no momento em fase de renovação, conforme orientação do governo estadual”, explicou.

Estacionamento de veículos no entorno

Wilsinho da Tabu disse que tem recebido reclamações de moradores sobre o horário da fiscalização das ruas onde o estacionamento é proibido em dias de jogos.

Alex Rodrigo é presidente da Associação de Moradores do Bairro Sagrada Família e queixou-se de multas aplicadas a veículos de moradores estacionados na rua em razão do bloqueio de suas garagens por veículos de torcedores. Inspetor Marinho, da Inspetoria de Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal, explicou que ‘um erro não justifica o outro’ e durante fiscalização não é possível saber qual carro é de morador e qual não é. O inspetor orientou que, quando ocorrer este tipo de situação, os moradores peçam o auxílio no ponto de apoio da Guarda para que o veículo que bloqueia a entrada da garagem seja retirado. O guarda civil ainda deixou um telefone de contato para que os moradores possam acionar o auxílio.

Também Wilsinho da Tabu disse que tem recebido reclamações de moradores sobre o horário da fiscalização das ruas onde o estacionamento é proibido em dias de jogos. O diretor de Segurança da arena disse que antes de qualquer jogo ou evento uma reunião com a participação de moradores é feita, quando é acertado e informado o horário que a fiscalização irá atuar. “Há um esforço de minimizar este problema e nas atas (das reuniões) fica registrado o horário que a fiscalização vai iniciar. Temos conseguido assim minimizar esta dificuldade”, afirmou.

Impacto menor e escolinha de futebol

Segundo Helber Gurgel, o número de partidas que o Independência irá receber a partir de 2024 será bem menor, já que o contrato com o Cruzeiro vence em 2023 e os jogos do Atlético já ocorrem em arena própria. De acordo com o dirigente, foi proposta à BHTrans a construção de um novo Documento Operacional de Trânsito (DOT) simplificado, já que o público estará bem diminuído.

Respondendo pela BHTrans, Cláudio Farias, supervisor Operacional da Região Leste/Nordeste, e Sayonara Lopes, gerente de Diretrizes Viárias, confirmaram que a licença de operação da arena está em fase de renovação e que há sim espaço para conversas, revisão das diretrizes e construção de um novo DOT.

Antes de encerrar a reunião, o dirigente do estádio disse estar 24h/dia à disposição e que todos os moradores têm seu telefone disponível para qualquer necessidade. “Respondo pessoalmente todos os e-mails que nos chegam e pessoalmente recebo a todos que nos procuram”, afirmou. 

Gurgel contou que, para trazer a comunidade ainda mais para dentro do estádio, o América criou, há dois meses, o projeto ‘De Peito Aberto’, uma escolinha de futebol para meninas (6 a 12 anos) com aulas gratuitas duas vezes na semana. Com capacidade inicial para 100 meninas, o projeto já inscreveu 40 e pais interessados podem procurar a administração do estádio.

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

Assista a esta audiência pública

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Audiência pública para debater os aspectos condicionantes ao funcionamento eficiente da Arena Independência e os reflexos na qualidade de vida dos moradores - 41ª Reunião Ordinária: Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana

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