2 - 3 minutes readProposição prevê gratuidade no transporte em dias de eleição para o Conselho Tutelar
Reader Mode
De acordo com o texto, a gratuidade será custeada pelo Município. Proposta está pronta para votação Plenária em 1º turno
A gratuidade no transporte coletivo por ônibus em dias de eleição para o Conselho Tutelar pode ser uma realidade em BH. Nesta sexta-feira (1º/12), Comissão Especial instituída para apreciar proposta de emenda à Lei Orgânica aprovou parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade da PELO 13/2023, com apresentação de emendas. Com a aprovação do parecer, o texto está concluso em 1º turno e já pode ser incluído na pauta para votação em Plenário. A proposição precisa do voto favorável de dois terços dos vereadores para ser aprovada.
A PELO 13/2023 altera o art. 193 da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e assegura a gratuidade no transporte coletivo por ônibus em dias de eleição para o Conselho Tutelar. De acordo com o texto, a gratuidade será custeada pelo Município e paga aos concessionários de transporte público coletivo no prazo de até 60 dias após a prestação do serviço, por meio da comprovação do número de usuários e dos valores das respectivas tarifas. Ainda segundo o texto, os custos serão considerados durante a revisão tarifária ou em outro instrumento contratual equivalente, a fim de apurar e corrigir eventual desequilíbrio resultante dessas gratuidades na prestação do serviço de transporte público de passageiros.
Os autores da proposta destacaram a importância da eleição dos conselheiros tutelares na proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, apontando ainda que o exercício do direito de voto não pode ser condicionado à situação socioeconômica do eleitor. “O Poder Público deve assegurar que o pagamento de passagem não seja um fator impeditivo da manifestação do voto”, justificaram.
Em seu relatório, Wagner Ferreira (PDT) destacou que se trata de uma medida fundamental para garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. O parlamentar apresentou emenda que inclui a gratuidade no transporte coletivo também nos dias de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A PELO 13/2023 é assinada por Bruno Pedralva (PT); César Gordin (SDD); Cida Falabella (Psol); Ciro Pereira (PTB); Cleiton Xavier (PMN); Fernando Luiz (PSD); Gilson Guimarães (Rede); Henrique Braga (PSDB); Iza Lourença (Psol); Janaina Cardoso (União); Jorge Santos (Republicanos); Loíde Gonçalves (Podemos); Maninho Félix (PSD); Pedro Patrus (PT); Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB); Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) e Wanderley Porto (Patri).
* A reunião contou com a presença do Vereador Wilsinho da Tabu
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.