2 - 3 minutes readNa pauta, ampliação do Passe Livre Saúde para outros pacientes, além da oncologia
Reader Mode
Objetivo do debate é compreender outros tratamentos que exigem o deslocamento do paciente e incluí-los em regulamentação da lei
Discutir a necessidade de se ampliar o Passe Livre Saúde para usuários do SUS e para pacientes de outras condições clínicas, além da oncologia. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor deve realizar nesta terça-feira (26/9), às 9h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Bruno Pedralva (PT), o encontro pretende abordar aspectos da regulamentação do benefício, recém-criado pela Câmara Municipal durante aprovação de proposta de subsídio financeiro que o Município estabeleceu às empresas do transporte coletivo. A portaria conjunta que regulamentou a gratuidade determina que em até 60 dias outras condições clínicas poderão ser contempladas pelo benefício. A audiência pública é aberta à participação da população e será transmitida ao vivo pelo portal da CMBH. Os interessados podem enviar perguntas e sugestões por meio de link já disponível.
60 dias para a regulamentação
O Vale-Transporte de Saúde foi instituído pela Lei 11.538/2023. O benefício é assegurado no âmbito do sistema de transporte público coletivo convencional e suplementar do Município, por meio do sistema eletrônico do BHBUS Inclusão Social. O Vale-Transporte de Saúde se destina a pessoas com necessidade de deslocamento para consultas e procedimentos médicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa atender, prioritariamente, pacientes oncológicos.
O Decreto 18.409/2023 regulamentou a Lei 11.538/2023. De acordo com a norma, outras condições clínicas (doenças) poderão ser contempladas pelo benefício por meio de portaria conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), no prazo de até 60 (sessenta) dias a partir da publicação deste decreto, o que ocorreu em 8 de agosto último.
Como se dá o acesso ao SUS
Nota técnica produzida pela assessoria da Câmara Municipal destaca que para refletir sobre a necessidade de ampliação da gratuidade é relevante compreender como se dá o acesso à assistência terapêutica integral no âmbito do SUS. Segundo a análise, a atenção primária é realizada por meio dos centros de saúde. Eles são a principal porta de entrada do SUS e Belo Horizonte conta com 152 unidades. “No entanto, mesmo nesses casos, pode ser necessária a utilização de meios de transporte para acesso a estes estabelecimentos”, destaca a nota.
Já a atenção especializada à saúde está concentrada em um menor número de estabelecimentos, “o que exige, muitas vezes, o deslocamento do usuário além do território de abrangência do centro de saúde de referência, tornando necessária a utilização de meios de transporte”, destaca o documento.
Para a audiência pública foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo; da Superintendência de Mobilidade de BH; da Secretaria Municipal de Saúde; da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac); do Conselho Municipal e dos Conselhos Distritais de Saúde.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.