A saúde precisa melhorar! Afinal saúde é o que interessa…
No Jornal Sagrada Família, o vereador Wilsinho da Tabu denuncia condições dos Centros de Saúde da capital após visitas técnicas
Estamos colocando a boca no trombone. Essa expressão popular que significa: denunciar, gritar e revelar uma informação para todos, cabe para descrever parte de nossa luta, peregrinação e fiscalização das unidades de saúde da cidade.
Mais do que fiscalizar o atendimento e a infraestrutura, estamos efetivamente trabalhando para mudar a grave situação para os usuários de trabalhadores da saúde. Por isso determinamos que a metade das emendas parlamentares impositivas sejam destinadas à saúde. Com esse legado, nosso, contribuímos diretamente para amenizar o problema.
No mês de abril realizamos visitas técnicas nas UPAs Leste, Norte e Centro-Sul, onde apuramos que a falta de médicos especializados é uma reclamação geral. Particularmente na UPA Leste, graças a uma emenda de minha autoria a sala de observação foi ampliada, o que se traduz em mais conforto nos atendimentos.
Ainda pela nossa região leste, nosso mandato fiscalizou todos os Centros de Saúde, onde apuramos um absurdo: os telefones nos Centros de Saúde não estavam sendo atendidos. Para resolver essa situação denunciei e cobrei providências na Câmara.
Temos um olhar especial para a nossa região. O Centro de Saúde Marco Antônio Menezes – MAM (Centro de Saúde Sagrada Família ), onde por duas vezes destinamos recursos para melhoria das condições de atendimento, já sente reflexos de nossa atuação como o novo toldo da unidade, que é uma conquista nossa, junto aos moradores. Outro avanço é que diante da constante queixa da ausência de médicos e o aumento do número de acolhimentos semanal das equipes, construímos o entendimento de que a coleta de exames seja de forma espontânea (sem marcação).
Ainda pelo nosso Centro de Saúde do Bairro Sagrada Família, realizamos visitas técnicas que resultaram em encaminhamentos para a Secretaria de Saúde, cobrando soluções para um espaço mais adequado para o desempenho dos profissionais, um acolhimento mais rápido e eficiente para a população, além da reposição de materiais de uso diário que se encontravam em falta.
Nesta caminhada em favor da saúde, sobretudo, dos moradores de nossa região, estamos na luta, por incrível que pareça pela melhoria de acessibilidade ao Centro de Referência em Reabilitação Leste (CREAB-Leste). Acontece que há pessoas que pegam ônibus e param na Av. Silviano Brandão e tem que subir um morro por mais de 3 min para acessar unidade. Os que chegam pela Rua Bicas, também sofrem para descer o trecho íngreme.
Atacamos esse problema em uma audiência pública de nossa autoria, sugerindo que um novo (CREAB) para atendimento das regiões leste e nordeste seja construído num terreno que identificamos ser do município e que tem maior acessibilidade, inclusive com acesso ao metrô.
Não é de hoje que luto pela saúde. Antes mesmo de conseguirmos exercer um mandato na Câmara, já estávamos lutando nas comissões locais de saúde dos centros de saúde do Sagrada Família, Horto e Santa Tereza. Agora na condição de vereador e também usuário do SUS vamos trabalhar incansavelmente na fiscalização pela melhora no atendimento e infraestrutura. Afinal, o maior patrimônio de uma pessoa é a saúde em todas as suas dimensões.