Vias arteriais de BH passarão a contar com faixas exclusivas para ônibus
Em Belo Horizonte, as vias arteriais passarão a contar com faixa exclusiva para ônibus. É o que determina a Lei 11.461, publicada no Diário Oficial do MunicÃpio (DOM) nesta terça (21/3) e originária de projeto de iniciativa parlamentar, assinado por Gabriel (sem partido) e mais 18 vereadores.
O objetivo da norma é garantir mais fluidez ao transporte público, trazendo agilidade à s viagens e conforto aos usuários. Segundo a nova lei, a implantação das faixas poderá ser reversÃvel, desde que respeitada a exclusividade para a circulação de ônibus nos horários de pico. No tocante à s vias arteriais situadas dentro da Avenida do Contorno, a norma estabelece que elas serão objeto de estudo e análise especÃfica, que considerará todo o contexto de mobilidade urbana, não limitado ao tráfego de veÃculos automotivos.Â
A nova lei integra o pacote de medidas proposto pela Câmara com vistas a garantir a qualificação da mobilidade urbana em Belo Horizonte, favorecendo o transporte público e assegurando sua modernização. Segundo os autores do projeto, as faixas exclusivas são soluções comprovadamente eficazes para a redução do tempo de viagem no transporte coletivo, meio utilizado com mais frequência pelos trabalhadores da Capital.
Vias arteriais
De acordo com classificação do Código de Brasileiro de Trânsito (CTB), a via arterial é “aquela caracterizada por interseções em nÃvel, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e à s vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade”. Marcadas por terem um volume mais significativo de tráfego, são utilizadas nos deslocamentos urbanos de maior distância, a exemplo das avenidas que ligam as diferentes regiões da cidade.
Além de Gabriel, assinam o projeto que deu origem à lei os vereadores Cláudio do Mundo Novo (PSD); Cleiton Xavier (PMN); Dr. Célio Frois (PSC); Fernanda Pereira Altoé (Novo); Flávia Borja (PP); Helinho da Farmácia (PSD); Irlan Melo (Patri); Jorge Santos (Republicanos); Marilda Portela (Cidadania); Miltinho CGE (PDT); Pedro Patrus (PT); Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB); e Wilsinho da Tabu (PP), bem como o ex-vereador Léo.