2 - 3 minutes readPrefeito de BH quer mudar nome de avenida que circunda o Mineirão: ‘Rei Pelé’
Reader Mode

Seguindo os passos da prefeitura do Rio de Janeiro, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), pretende homenagear Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nomeando uma das avenidas que circundam o estádio do Mineirão. 

Em projeto de Lei enviado à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH),  Fuad propõe dar o nome de Rei Pelé à avenida C, situada entre a rua Coronel Oscar Paschoal e a avenida Abrahão Caram, no bairro São Luiz, região da Pampulha. 

Pelé morreu no dia 29 de dezembro do ano passado (2022) em decorrência de um câncer de cólon. Ele é considerado o rei do futebol e o melhor jogador de todos os tempos. No texto enviado à Câmara com o PL que pede autorização para a mudança de nome da avenida, o chefe do Executivo da capital enaltece o ex-jogador de futebol e destaca a importância que ele tem para o país e para o esporte. 

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, recebeu o PL, elogiou a iniciativa do Executivo em homenagear o ex-jogador e garantiu que a matéria será aprovada pelo Legislativo.

“Nada mais justo que ver o Mineirão circundado por uma avenida que leva o nome do seu nome (do Pelé). Neste momento a Câmara está em recesso, mas certamente, logo que retornarmos os nosso trabalhos esse PL será apreciado e aprovado e a avenida mudará de nome. Recomendamos que o prefeito já encomende a placa, porque esse projeto já está a caminho”, destacou o parlamentar.

Para que a proposta vire Lei e haja a mudança no nome da avenida a CMBH precisa apreciar e aprovar o PL na Comissão de Legislação de Justiça. Os parlamentares estão em recesso e retomam os trabalhos no dia 1° de fevereiro.

Outras propostas

Outros PLs também tramitam na CMBH no sentido de homenagear Pelé com nome de ruas. O vereador Henrique Braga (PSDB), por exemplo, propõe renomear a praça da Bandeira, no bairro Mangabeiras, para Rei Pelé. https://4fdbbeb0a955fa451d8d389c955889ca.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html?n=0

Já o vereador Wilsinho da Tabu sugeriu que mude o nome do trevo da Via 710, localizado entre os bairros Santa Inês e União, para “Trevo Edson Arantes” em homenagem ao Rei Pelé, que faleceu, em decorrência de um câncer de cólon. 

O Tempo Sportshttps://www.otempo.com.br/mobile/sports/futebol/prefeito-de-bh-quer-mudar-nome-de-avenida-que-circunda-o-mineirao-rei-pele-1.2792511