Prestação de contas da PBH Ativos será no dia 23 de agosto
A apresentação do relatório financeiro da PBH Ativos S.A. referente ao exercÃcio de 2021 pelo presidente da entidade é tema de audiência pública aprovada pela Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (3/8). Solicitada pelos respectivos presidentes das Comissões de Orçamento e Finanças Públicas e de Administração Pública, Professor Claudiney Dulim (Avante) e Iza Lourença (Psol), o evento foi agendado para o dia 23 de agosto, à s 10h, no Plenário Camil Caram. Também foi aprovada audiência pública, solicitada por Cleiton Xavier (PMN), para tratar da atualização do Estatuto da Guarda Municipal de Belo Horizonte.
A audiência irá acontecer no dia 26 de outubro, às 13h30, no Plenário Camil Caram. Já entre os pedidos de informação apreciados e aprovados, consta requerimentosobre a inexigibilidade de licitação para contratação do show da dupla Rionegro e Solimões para o Arraial de Belo Horizonte. De autoria de Fernanda Pereira Altoé (Novo), a solicitação é endereçada ao presidente da Empresa Municipal de Turismo (Belotur), Gilberto Castro. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião.
PBH Ativos e Guarda Municipal
Aprovada audiência pública conjunta das Comisssões de Administração Pública e de Orçamento e Finanças Públicas para que seja apresentado o relatório financeiro da PBH Ativos S.A. referente ao exercÃcio de 2021. No texto do requerimento, Iza Lourença e Professor Claudiney Dulim solicitaram que o presidente da PBH Ativos faça uma apresentação abordando temas como identificação e qualificação dos membros dos conselhos, planos de investimento da empresa estatal nos próximos dois anos, relação de imóveis da PBH Ativos, e movimentação de debêntures no exercÃcio de 2021. Os parlamentares também pediram dados como as classificações e dotações orçamentárias consignadas no orçamento do MunicÃpio de 2021 e respectivas execuções orçamentárias, destinadas tanto a aumentos no capital social e investimentos na PBH Ativos quanto a remuneração ou transferências de valores para o MunicÃpio. Foram requeridas, ainda, as atividades relativas ao objeto social realizadas em 2021 e a forma de atuação como garantidora das Parcerias Público Privadas.
A atualização do Estatuto da Guarda Municipal de Belo Horizonte é tema de audiência pública requerida por Cleiton Xavier (PMN). A audiência irá acontecer no dia 26 de outubro, à s 13h30, no Plenário Camil Caram. Xavier explica que a Lei 9.319 , que institui o Estatuto da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), foi criada em 2007 com a assessoria de ex-coronéis da PolÃcia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ele considera que, devido à evolução da sociedade e da GCMBH, há dispositivos da referida lei que se encontram desatualizados sob aspectos de doutrina militar. Tais dispositivos carecem de revisão e modernização, pois a instituição tem caráter essencialmente civil e deve se pautar sempre na dignidade da pessoa humana, de acordo com os princÃpios da Constituição Federal.
Arraial de Belo Horizonte e adicional de insalubridade
Aprovado pedido de informação sobre o processo, no qual se realizou a inexigibilidade de licitação para a contratação do show de Rio Negro e Solimões realizado no evento Arraial de Belo Horizonte. A solicitação é de autoria de Fernanda Pereira Altoé (Novo) e endereçada ao presidente da Belotur, Gilberto Castro. Nela, a vereadora afirma que na edição do Diário Oficial do MunicÃpio de Belo Horizonte (DOM), datada de 23 de julho de 2022, foi divulgado, a partir de uma inexigibilidade de licitação, o Contrato de Prestações de Serviços com a empresa Trust Music Produções ArtÃsticas Ltda. para a realização de show da dupla no valor de R$ 170.000,00. Diante disso, ela requisita cópia do procedimento administrativo, contrato e documentos correlatos da prestação de serviços artÃsticos dos cantores no Arraial de Belo Horizonte 2022.
Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Iza Lourença (Psol), Fernando Luiz (PSD), Juninho los Hermanos (Avante) e Wilsinho da Tabu (PP), além do vereador José Ferreira (PP).
Superintendência de Comunicação Institucional – Câmara BH