Transporte Público – Estamos de Olho
Em reunião extraordinária na manhã de (21/06) foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 237,5 milhões às concessionárias de ônibus em 12 parcelas, para subsidiar o congelamento das tarifas.
Valor do repasse, que foi objeto de negociação entre as empresas de ônibus e o poder público, inclui dinheiro da prefeitura e também da Câmara Municipal.
Em minha fala afirmei que fiscalizaremos rigorosamente a qualidade do serviço de transporte público oferecido pelas empresas ao cidadão. O repasse desses recursos é uma medida para amenizar a caótica situação do transporte público de passageiros em BH.
Confira alguns pontos do acordo:
Enquanto vigorar o repasse, não haverá aumento da tarifa praticada.
No dia útil seguinte após o primeiro aporte, será aumentado o número de viagens diárias em dias úteis típicos;
Será retomada a prestação do serviço de transporte público em horário noturno;
O descumprimento de qualquer das condições da proposta implicará no não pagamento da parcela do subsídio correspondente ao mês seguinte;
As empresas acordam em suspender as ações judiciais que pedem reajustes no valor das passagens;
O sindicato das empresas de transporte enviará mensalmente planilhas com o valor do subsídio destinado a cada operadora do Transporte Público Coletivo de BH e o executivo o divulgará os dados consolidados do repasse.
Será criado um canal específico, no Whatsapp e e-mail, para facilitar a participação do usuário na fiscalização do serviço;
Estamos de olho!