Inacessibilidade ao Centro de Reabilitação
Voltado para o atendimento de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de locomoção, o Centro de Reabilitação Leste (Creab-L) não oferece condições de acessibilidade. Isso é o que apuramos em visita técnica realizada na manhã de (7/6).
Conhecemos a estrutura localizada na Rua Bicas no bairro Sagrada Família e avaliamos três possíveis endereços para abrigar uma nova unidade. Os locais são a Rua Cônego Floriano e a Avenida Petrolina no Sagrada Família e a Avenida Itaituba no Bairro Boa Vista.
Mesmo destinado às pessoas com dificuldade de locomoção, atualmente o Creab-L está localizado em uma verdadeira ladeira. Essa situação faz com que haja em média 45% de desistências de atendimento no (Creab-L), mesmo com alta qualificação dos profissionais, revela a gerente.
A nosso convite, estiveram presentes nestes trabalhos o Gerente Regional de Saúde Leste, Ewerton Lamonier, a Gerente Creab-L, Josiane de Oliveira Cotta, as Coordenadorias Regionais de Atendimento Leste e Nordeste, a coordenadora das Plenárias de Usuários do SUS BH, Adriana Martins Maia e o presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste, Manoel Marques Azevedo.
Nossa equipe colheu todas as demandas apresentadas. Vamos fazer uma “força-tarefa” com os parlamentares e a Secretária de Saúde Dra. Cláudia Navarro para que o (Creab-L) seja construído em um local mais acessível aos pacientes.