Vereadores renegados por Kalil jantam com prefeito de BH e presidente da Câmara
A presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos), reuniu, na sexta (27), um grupo de 17 vereadores em sua casa para um jantar com o prefeito da capital, Fuad Noman (PSD). Também estava presente o secretário municipal de Governo, Josué Valadão, além do deputado federal Marcelo Aro (PP).
Na lista de convidados, segundo a presidente, alguns parlamentares da capital que eram opositores e críticos do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD).
Sentaram à mesa, os vereadores Gabriel Azevedo (sem partido), Flávia Borja (PP), Professora Marli (PP), Marilda Portela (Cidadania), Bráulio Lara (Novo), Cláudio Mundo Novo (PSD), Rubão (PP), Marcos Crispim (PP), José Ferreira (PP), Henrique Braga (PSDB), Wesley da Autoescola (PP), Wilsinho da Tabu (PP), Jorge Santos (Republicanos) e Professor Juliano Lopes (Agir).
O objetivo do encontro, segundo Nely, foi estreitar a relação entre o Executivo e grupo de vereadores que, de acordo com ela, era “excluído” pela antiga gestão da capital.
“A maioria deles foi renegada pelo ex-prefeito (Alexandre Kalil), estava na lista de proibidos para se reunir com secretários. Não falamos sobre política, mas foi um momento de aproximação entre o Executivo e o Legislativo para mostrar que, apesar de algumas divergências, não há arestas na relação. Não puderam ir todos os convidados. O prefeito Fuad tem sido muito respeitoso com a Câmara, e a relação melhorou significativamente”, justificou.
Também esteve presente no jantar o deputado federal Marcelo Aro (PP), opositor de Kalil e que, segundo relatos na Câmara, teria sido um dos principais articuladores da oposição no segundo mandato do ex-prefeito da capital. Aro é cotado para compor chapa com governador Romeu Zema (Novo) para disputar as eleições deste ano.
“Convidei o Marcelo Aro por causa da nossa parceria, os vereadores do partido dele (PP) eram renegados antes. Foi por isso (que o convidei)”, explicou Nely.
A previsão é que haja um próximo jantar com o prefeito, talvez, no bar do vereador Gabriel. “Para este encontro, convidaremos todos os 41 vereadores”, concluiu a presidente da Câmara.