1 - 2 minutes readProjeto que dá reajuste de 11,77% aos servidores da PBH é aprovado em comissão
Reader Mode

O projeto de lei que prevê o reajuste de 11,77% aos servidores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi aprovado em primeiro turno pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal. O texto, de autoria do Executivo, traz ainda mudanças no plano de carreira dos trabalhadores de cargos efetivos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, com aumentos de 5% a partir de 1° de julho de 2022, e de 6,45%, a partir de 1° de dezembro de 2022.

A prefeitura também apresentou no projeto um plano de carreira para servidores de diversas áreas, como Analista de Políticas Públicas e Analista de Planejamento e Gestão Governamental.

Outro ponto do projeto de lei é a extinção de cargos e empregos públicos da administração direta, autarquias e fundações que estão vagos. O objetivo, segundo a PBH, é o quantitativo de profissionais está acima do necessário e ainda em desacordo com a política de cargos adotada pela gestão municipal.

O vereador Wilsinho da Tabu (PP), que é o relator da proposta, apresentou parecer favorável já que o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) é favorável ao reajuste oferecido pela prefeitura. Para o parlamentar, os aumentos anuais são fruto de “uma luta histórica dos servidores públicos e já está prevista no ordenamento jurídico vigente”.

Com a aprovação, o projeto segue para análise da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

O Tempo