1 - 2 minutes readPor pandemia, Câmara de BH restringe presença de público
Reader Mode

A Câmara Municipal de Belo Horizonte publicou neste sábado (6), no Diário Oficial do Município (DOM), deliberação que altera as medidas de prevenção ao coronavírus na sede do Legislativo. Com o agravamento dos índices epidemiológicos, a Mesa Diretora, com exceção do 1º vice-presidente Henrique Braga (PSDB), assinou o texto que restringe a presença do público e da participação presencial dos vereadores.

Pelo texto, o acesso aos plenários em que se realizam as reuniões vai ficar restrito a vereadores, fotógrafos, cinegrafistas dos veículos de imprensa e servidores da Secretaria da Câmara Municipal que atuam diretamente nas reuniões, sendo vedado o acesso de ex-vereadores e autoridades públicas, o que é frequente na Casa. Profissionais de veículos de imprensa poderão acessar os plenários para acompanhar as reuniões de comissões.

Os colegiados também sofreram mudanças com a deliberação. A partir da próxima segunda-feira (8), a participação dos vereadores, convidados e convocados em reuniões de comissão e audiências públicas ocorrerá exclusivamente na forma remota.

Em contato com a reportagem, a presidente Nely Aquino (Podemos) ressaltou que “ao contrário de outras Casas Legislativas”, as reuniões de Comissão seguirão ocorrendo, “mas com essa significativa alteração de participação unicamente remota dos vereadores”. “Tais medidas serão revistas pela Mesa tão logo se altere o cenário no município”, ponderou.

O Tempo