João Bosco vai receber o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte
Mineiro de Ponte Nova, o cantor e compositor João Bosco, um dos maiores nomes da música popular brasileira, agora também poderá chamar Belo Horizonte de sua. Nesta quinta-feira (17), às 19h, a Câmara Municipal da capital mineira concede ao músico o título de Cidadão Honorário. A distinção é uma iniciativa do vereador Wilsinho da Tabu (PP).
O parlamentar destaca a influência musical e social do compositor e do cidadão João Bosco: “Ele é um patrimônio atemporal carregado de arte, cultura e sensibilidade social é uma honra de outorgá-lo o título Cidadão Honorário de Belo Horizonte”.
João Bosco receberá pessoalmente a homenagem na casa do legislativo municipal, localizada na região Leste da capital. Nomes como Toninho Horta e Tadeu Franco, entre outros artistas e amigos do violonista, vão acompanhar a solenidade, que, em função da pandemia, terá o limite de 30 convidados.
Dono de uma voz inconfundível e um estilo de tocar violão celebrado por fãs, estudiosos e artistas, João Bosco é autor de clássicos que ajudam a contar a história recente do Brasil. Com o grande parceiro Aldir Blanc (1946-2020), João escreveu “O Bêbado e a Equilibrista”, “Bala com Bala” e “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, só para citar algumas pérolas da dupla.
Em 50 anos de carreira, João Bosco lançou mais de 20 álbuns. “Abricó-de-Macaco”, o mais recente, saiu em 2020.