2 minutes read🏥 ::: Saúde: As condições de atendimento a população é a pauta :::
Reader Mode

🩺 No ano passado fiscalizamos 28 unidades de saúde e neste ano abrimos nossos trabalhos com uma visita técnica, na manhã de hoje (4/2), ao Centro de Saúde Heliópolis. Unidade de saúde, essa, que destinamos R$ 80 mil reais para melhoria do atendimento à população por meio do orçamento impositivo.

💉 Fomos recepcionados pela gerente Luciana Rocha e pelo Diretor Regional de Saúde Moisés de Oliveira, que responderam nossos questionamentos quanto ao atendimento prestado aos usuários, condições de manutenção e de trabalho, disponibilidade de insumos e de profissionais.

💊 Responsável pelo atendimento de aproximadamente 19 mil pessoas moradoras dos bairros Heliópolis, Planalto e parte do São Bernardo, São Tomaz e Júlio Maria, o C.S. Heliópolis carece de zeladoria, quanto à pintura e reforma em vários pontos de sua estrutura. Outra demanda urgente é sua ampliação, haja vista que a unidade de atendimento já dispõe de espaço.

🏥 Perguntada sobre a composição das equipes, a gerente nos informou que a unidade conta com 4 equipes sendo que faltam dois médicos e um agente comunitário de saúde. No entanto, Luciana Rocha disse que a Secretaria de Saúde já abriu o processo de recomposição destes profissionais.

🩺 Perguntamos também sobre a falta de medicamentos. O Diretor Regional de Saúde Norte, Moisés de Oliveira afirmou que o índice de abastecimento das farmácias nas últimas avaliações está no percentual de 93%.

💉 Lembrando da falta de alguns medicamentos de uso controlado, perguntamos sobre esse problema. Para Moisés de Oliveira pode ocorrer a falta pela indisponibilidade no mercado de matéria prima.

💊 Sobre o tempo de espera nos exames especializados, a gerente Luciana Rocha ponderou que o prazo depende do sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Luciana explicou que em média os exames de baixa e média urgência demoram 90 dias ou mais, já os prioritários até duas semanas.