Ciro Pereira (PTB) será o presidente da CPI do Uso da Máquina Pública
Os vereadores Ciro Pereira (PTB) e Nikolas Ferreira (PRTB) serão, respectivamente, o presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Uso da Máquina Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Os parlamentares foram eleitos, nesta sexta-feira (29), na primeira reunião do colegiado. A CPI do Uso da Máquina Pública foi instaurada para apurar eventuais irregularidades na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), como nepotismo, uso indevido de vantagens políticas e existência de cargos fantasmas.
O vereador Wilsinho da Tabu (Progressistas), enquanto o mais velho entre os sete parlamentares titulares, conduziu os trabalhos da sessão até a eleição do presidente. Apenas Ciro Pereira candidatou-se à presidência da CPI. O nome foi avalizado por todos os vereadores. Em seguida, Nikolas Ferreira e Duda Salabert (PDT) postularam à relatoria da comissão. Ao passo que Nikolas teve seis votos, Duda recebeu apenas um – o próprio. Nem mesmo o vereador Álvaro Damião (DEM), da base do prefeito Alexandre Kalil (PSD) assim como Duda, votou na vereadora.
Conforme já revelou O TEMPO, a eleição de Ciro e Nikolas para, respectivamente, a presidência e a relatoria da CPI do Uso da Máquina Pública era dada como certa nos bastidores após articulação dos parlamentares. Ambos são opositores ferrenhos de Kalil. A reunião desta sexta-feira durou aproximadamente 15 minutos. Compõem ainda o colegiado, além de Ciro e Nikolas, Wilsinho da Tabu, Duda Salabert, Álvaro Damião, Flávia Borja (Avante) e Marcos Crispim (PSC).
Os vereadores também definiram a periodicidade das reuniões da CPI. As próximas foram agendadas para 16 e 30 de novembro. As sessões acontecerão sempre às primeiras e terceiras terças-feiras do mês, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. O intervalo de 15 dias foi um consenso entre os parlamentares para que pudessem ter mais tempo para se debruçar sobre os trabalhos.
Os trabalhos da CPI do Uso da Máquina Pública são deflagrados em meio à escalada do confronto entre a Câmara e a Prefeitura. O início da nova comissão está agendado para logo após o encerramento das CPIs da BHTrans e dos Gastos com a Covid-19. Enquanto a primeira está marcada para encerrar em 8 de novembro, a segunda está prevista para terminar em 11 de novembro.