Vereadores de Belo Horizonte decidem acabar com CPI do nepotismo
A atual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal que investigaria denúncias de nepotismo na Prefeitura de Belo Horizonte não vai existir mais. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (15) pelos vereadores que integram a CPI.
O pedido para acabar com a comissão foi feito pelo vereador Ciro Pereira (PTB) com a justificativa de que chegaram novos indícios de irregularidades e que uma nova CPI, para abranger também essas novas denúncias, precisa ser criada no lugar da atual.
Votaram pelo fim da atual CPI os vereadores Nikolas Ferreira, Marcos Crispim, Ciro Nogueira, Flávia Borja e Wilsinho da Tabu. A favor da continuidade, apenas Helinho da Farmácia. Vice-líder do governo, Bruno Miranda questionou a criação de uma nova CPI, mas antes da votação avisou que sairia da reunião em forma de protesto.
Como a Itatiaia tem informado, a criação de uma nova CPI vai permitir que o relator dela seja Nikolas Ferreira, como era a pretensão dos integrantes da comissão parlamentar. Na CPI atual ele não poderia ser porque as normas da Câmara impedem que o primeiro vereador a assinar pela abertura da CPI seja relator ou presidente dela.