Covid-19 Atuação Parlamentar – Atividades Escolares
A prefeitura determinou o retorno das aulas infantis nesta segunda-feira (03/05). Em fevereiro de 2021, nós já prevíamos a importância do retorno das aulas presenciais, mas que para isso, era fundamental prover a segurança para todos os envolvidos no processo educacional.
Visando isso, aprovamos na Comissão de Administração Pública um pedido de informação 81/2021 direcionado ao prefeito sobre o calendário de vacinação contra o COVID-19 dos servidores da Educação.
Infelizmente a falta de resposta de nossa proposição legislativa, é a tradução de um desrespeito à Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal, profissionais da educação, pais e toda a comunidade escolar.
Nosso objetivo com essa manifestação era, justamente, diminuir os riscos de contaminação no retorno das atividades presenciais que, certamente, enfrentaria a resistência das professoras diante da falta de vacinação e do alto número de casos e mortes por Covid-19 em Belo Horizonte.
Era óbvio que haveria esse dilema. A gestão do atual prefeito, há mais de um ano, apresenta inércia em planejamento e responsabilidade em responder várias demandas como o questionamento que fazemos através de nosso mandato, de como garantir o ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo como não colocar em risco o direito à saúde e o direito à vida dos trabalhadores da educação, estudantes e suas respectivas famílias.