Reflexão sobre o dia de Tiradentes
A Inconfidência Mineira é reconhecida como o grande movimento de rompimento do Brasil com a Coroa Portuguesa, no final do século XVIII. Seus reflexos chegaram à independência do país.
Minas Gerais se destacou em seu desejo de se tornar um pólo independente de Portugal, por entender que as riquezas produzidas deveriam ser concentradas para o seu próprio povo.
Nos tempos atuais, os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade comemorados no Dia de Tiradentes, nos faz lembrar o momento em que vivemos nesta pandemia em relação ao comércio.
O que diriam os inconfidentes sobre o pequeno comerciante sendo sufocado por impostos e dívidas, com uma burocracia excessiva, com uma legislação muitas vezes sectária e incompreensível que ao invés de proteger e estimular a geração de empregos, os penaliza.
Tiradentes, ofereceu sua vida pela Independência do País e contra uma injusta carga tributária que configurava, então, uma verdadeira evasão de divisas. Não é possível convivermos com uma carga tributária que, nos dias atuais, beira os 40% de nosso Produto Interno Bruto corroendo empregos e investimentos.
Que possamos revigorar nesta data os ideais de Tiradentes: “Se todos quisermos poderemos ser uma grande Nação.”
Vereador Wilsinho da Tabu
::> Você considera que o pequeno comerciante recebeu apoio
durante esta pandemia? Comente em nossas redes sociais.