Vereador de BH tira máscara durante reunião na Câmara: ‘ontem estava incapacitado de falar devido a uma gripe’
O vereador Professor Juliano Lopes (PTC) retirou a máscara durante uma sessão realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), nesta terça-feira (9), e disse que “ontem estava incapacitado de falar devido a uma gripe” .
A 17ª reunião ordinária foi realizada no dia em que Belo Horizonte chegou a 2.832 mortes em decorrência da Covid-19, cujos sintomas são parecidos com os da gripe.
Professor Juliano Lopes (PTC) retirou a máscara e disse que, na véspera, estava gripado — Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Belo Horizonte
O parlamentar iniciou o discurso pedindo a autorização da presidência para retirar a máscara e “poder falar melhor”.
“Boa tarde, presidente, boa tarde aos vereadores presentes. Presidente, vou pedir, se possível, [autorização] para retirar a minha máscara. Estou numa distância razoável dos demais vereadores”, disse Professor Juliano Lopes.
Após receber a autorização, ele relatou que, na véspera, estava gripado. O parlamentar ainda teceu críticas à decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de suspender o funcionamento dos serviços não essenciais para conter o avanço da pandemia.
O vereador Wilsinho da Tabu (PP) presidia a sessão e, em nenhum momento, interrompeu a fala de Juliano. Ele não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem.
O nome do vereador Professor Juliano Lopes também consta na ata da 16ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (8), dia em que ele disse que estava gripado.
Por conta da pandemia, a Casa havia informado que adota medidas restritivas para o funcionamento presencial.
Segundo o regimento previsto na deliberação nº 5/2020, o vereador que “apresentar febre ou sintomas virais respiratórios passa a ser considerado caso suspeito de contaminação pelo Covid-19” e deve procurar atendimento médico.
Procurada na noite de terça, a instituição só respondeu na tarde desta quarta-feira (10). A Câmara disse que “vereadores e servidores são orientados sobre o uso correto da proteção sobre o rosto enquanto perdurarem as medidas para enfrentamento da Covid-19”.
A assessoria do vereador Juliano informou que o parlamentar não quer se pronunciar sobre o ocorrido.