3 minutes readVereadores iniciam visitas as escolas de BH para verificar se estão aptas para a volta às aulas
Reader Mode

Quatro vereadores de Belo Horizonte visitaram nesta quarta-feira (17) a Escola Municipal Imaco, no bairro Funcionários, localizada na região Centro-Sul da capital. A visita com integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal tem o objetivo de verificar se as unidades estão preparadas para um eventual retorno presencial de aulas previsto para o mês de março.

Em entrevista coletiva, no dia 29 de janeiro, a secretaria de Educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben, projetou o retorno das aulas. “Estamos em plenos estudos, sob a orientação dos nosso especialistas, prevendo a possibilidade de um retorno em março. Essa é a nossa esperança: retorno das atividades presenciais para algumas faixas, especialmente educação infantil, com as crianças pequenas, de 0 a 5 anos e 8 meses para março”, explicou na ocasião.

Presente na visita desta quarta-feira, o vereador Wilsinho Da Tabu relatou problemas na unidade. “Podemos observar algumas situações onde já existem problemas com os protocolos. Também observamos que tem muito a fazer para ter uma volta às aulas”, acredita.

Ele detalha: “Existe área externa, mas não adequada para o ensino. Então, a gente se preocupa com os protocolos que devem ser cumpridos para uma melhor ventilação nas salas de aula, que pode ser feita através da melhoria no tamanho das janelas. Preocupamos também com sistema de refrigeração das salas através dos ventiladores. A gente não sabe se é adequado utilizá-lo ou não. A gente vai buscar essa informação para poder colocar no nosso relatório”. 

O parlamentar lembra que as informações colhidas nas vistorias vão estar presentes em um levantamento da prefeitura. “Essa foi só a primeira visita de tantas outras que queremos fazer nas escolas municipais de Belo Horizonte para no final fazer um relatório para subsidiar um possível retorno ou não dá as aulas presenciais”, explicou.

Prefeitura

Procurada pela Itatiaia, a sub-secretaria de Educação de Belo Horizonte, Natália Araújo, disse que os preparativos ainda estão sendo finalizados para um eventual retorno das atividades presenciais. 

“Sobre os materiais de higiene, como como o álcool, dispensers, sabão, e papeleiras, já foram comprados e entregues. Trabalhando, agora, na escritura dos POPs, que são Procedimentos Operacionais Padrão, como de limpeza, portaria, dos auxiliares de apoio ao educando e da cantina. Essa semana finalizamos esses POPs. Eles serão divulgados para que as escolas se manifestem a respeito deles. Logo após, na semana que vem, a gente vai promover a formação dos envolvidos”, detalha.

Ela completa: “Para manter-se a ventilação adequada no retorno das aulas, de acordo com os protocolos sanitários, cada sala deve ter vãos, considerando portas e elas, 1/5 da metragem total do piso da sala. Este é o protocolo com o qual a gente tem lidado. Então, a troca de janelas só vai acontecer se a gente observar que em alguma escola existe alguma sala que não obedece a esse padrão, o que não é o caso da primeira escola visitada”, garante.

Audiência 

A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte vai debater em audiência pública nesta quinta-feira (18) a possibilidade de retorno das aulas presenciais. A sessão, que tem início às 13h, vai ser transmitida em vídeo pelo site da Casa. 

Rádio Itatiaia